Prestes a completar 65 anos desde sua fundação, a Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue acaba de receber uma homenagem da ISBT, Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue. Em reportagem publicada em seu site, a ISBT reconta a história da Associação que tem modelo filantrópico inspirado na Cruz Vermelha Alemã.
O conteúdo internacional destaca que, ao longo de sua existência, a Colsan desempenha um papel importante na hemoterapia brasileira, principalmente com foco no sistema público. A ISBT destaca ainda que o propósito de contribuir para resolver a escassez de sangue no estado de São Paulo, que se mantém até hoje baseado “em processos confiáveis e seguros”, diz a publicação.
A Colsan atualmente abastece mais de 100 hospitais no estado de São Paulo, incluindo a capital, região metropolitana, cidades do interior e cidades litorâneas, atendendo uma área de 18 milhões de habitantes.
Além da coleta e distribuição de sangue doado, a reportagem também destaca outra conquista importante da Colsan, que envolve a imuno-hematologia molecular e sorológica. Este trabalho teve início em 2011, quando, desde então, a Colsan tem investido no desenvolvimento e implementação da área, resultando em 27 artigos publicados em periódicos científicos.
Confira a reportagem na íntegra, clicando aqui.