Março Borgonha - Mês de conscientização do Mieloma Múltiplo

Março Borgonha - Mês de conscientização do Mieloma Múltiplo

Março é o mês de conscientização do Mieloma Múltiplo, e a ABHH preparou um conteúdo educativo, publicado nas redes sociais, com aspectos gerais sobre a doença. Frequentemente, produzimos e publicamos conteúdos que podem ser usados pelos especialistas e público geral para disseminar cada vez mais informações, de fonte confiável, para o maior número de pessoas.

Clique aqui e compartilhe o conteúdo em suas redes!

O que é Mieloma Múltiplo?
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que afeta os plasmócitos que fazem parte do nosso sistema de defesa contra doenças. Quando ocorre o mieloma múltiplo, essas células se multiplicam de forma descontrolada e passam a produzir uma grande quantidade de proteínas anormais, o que pode causar vários problemas no organismo, como fragilidade nos ossos e dificuldade na produção de células sanguíneas saudáveis.

Quais são as pessoas mais atingidas?
O mieloma múltiplo é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, sendo menos frequente em jovens. Ele também é mais frequente em homens do que em mulheres e ocorre com maior incidência em pessoas negras.

Sintomas e sinais de alerta:

  • Dores nos ossos, especialmente na coluna e costelas;
  • Fraqueza e cansaço excessivo;
  • Infecções frequentes;
  • Anemia;
  • Insuficiência renal.

Tratamento:
O tratamento do mieloma múltiplo depende do estágio da doença, do estado geral de saúde do paciente e de outros fatores individuais. O objetivo principal é controlar a progressão da doença, aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida. As opções de tratamento incluem medicamentos, quimioterapia, imunoterapia e transplante de medula óssea.

Tratamento de mieloma recentemente diagnosticado:
Quando o diagnóstico é feito, o tratamento costuma incluir medicamentos que ajudam a controlar o crescimento das células cancerígenas. Esses medicamentos podem ser administrados por via oral ou intravenosa e em diferentes combinações. A escolha do tratamento também depende se o paciente terá o transplante de medula óssea planejado na sua terapia.

Pacientes elegíveis ao transplante:
O transplante de medula óssea é uma opção de tratamento e é um procedimento consiste na coleta de células-tronco do próprio paciente, seguido de um tratamento intenso para destruir as células do mieloma. Depois, as células-tronco são reintroduzidas no organismo para ajudar na recuperação da medula óssea.

Tratamento para pacientes recidivados:
Quando o mieloma múltiplo volta após um período de controle da doença, é necessário um novo plano de tratamento. Nesses casos, os médicos podem mudar os medicamentos ou combinar diferentes terapias para manter a doença sob controle. Existem novas opções de tratamentos avançados, como terapias-alvo e imunoterapias, que ajudam a combater as células do mieloma de forma mais precisa.

Apoio educacional: Takeda