Novembro por si só carrega uma data que acaba de ganhar repercussão nacional, o Dia da Consciência Negra. O Comitê Equidade ABHH tem olhado para esta população, do ponto de vista das pesquisas clínicas, por exemplo, uma discussão forte aqui.
Sabemos que algumas doenças hematológicas, como as falciformes, têm predominância na população negra, como exemplo.
Quase um mês após o HEMO 2023, que pela primeira vez uniu Acesso e Equidade em um dia exclusivo da programação, tivemos uma importante experiência de assistir a mesma temática como tema principal do Congresso da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), realizado no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Dr. Angelo Maiolino, coordenador do Comitê de Acesso e presidente eleito da ABHH, destacou o protagonismo da Associação e as ações conjuntas colaborativas com a SBOC no cenário da oncologia e hematologia nacional. Em alguns momentos de fala, o presidente da SBOC, Dr. Carlos Ferreira Gil, exaltou a ABHH “pelo trabalho sério em acesso a medicamentos e em equidade na saúde no Brasil”.
Fechando novembro de 2023 em grande estilo, ainda falando de Equidade (claro), celebramos a aprovação de um projeto de lei (2952/2022), que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Neste importante projeto aprovado e aguardando sanção presidencial, a ABHH teve e continua tendo importante atuação, tendo participado ativamente de Seminários, Audiências Públicas, frentes parlamentares e iniciativas coletivas junto a outras associações de especialidades e de pacientes.
“Por meio da Política Nacional, teremos ações para o diagnóstico e tratamento do câncer em todo o território nacional, alcançando a diversidade da nossa população, o que também é um dos objetivos do nosso Programa Equidade”, disse o presidente da ABHH, Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., em uma das incidências da ABHH, durante participação em reunião com frentes parlamentares em Brasília, há pouco mais de um mês.
O ano ainda não encerrou, seguimos atentos às nossas iniciativas transversais entre os comitês e pilares da ABHH e já temos uma boa notícia: o Comitê Equidade ABHH já realizou sua reunião de planejamento para 2024 e já temos prevista uma Jornada na Região Norte, com foco na discussão sobre a implementação do Projeto de Lei 2952/2022. Assim como concluiremos uma pesquisa nacional determinante para a continuidade de nossas movimentações pela essencialidade do tratamento hematológico.
Em 2024, avançaremos também em Comunicação – com episódios do HEMO PLAY Podcast focados em Equidade ao longo do ano; e seguiremos no movimento de aproximação com a entidades internacionais ASH e o EHA para evoluir com ações sinérgicas em Equidade.
O Comitê agradece o apoio e atenção de todas as pessoas até aqui!
Nota: apesar de não ser uma notícia de novembro, mas de julho, Equidade em Estudos Clínicos foi tema de Editorial da revista científica HTCT. Vale conferir e compartilhar: https://www.htct.com.br/