A ABHH participou do Fórum Nacional para a Revisão do Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), realizado em Brasília (DF), nos dias 27 e 28 de setembro, ao lado da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO).
A atividade deu início ao processo de atualização da normativa, que tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2025. A última análise aconteceu em 2017, conforme Portaria de consolidação GM/MS nº 04 (Clique aqui para mais detalhes: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0004_03_10_2017.html)
A abertura do Fórum contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a coordenadora do SNT, Patrícia Freire, quando foi assinado o acordo de cooperação entre o SNT e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) para o compartilhamento de dados estatísticos sobre doação e transplantes de órgãos e tecidos.
Além da coparticipação em outras avaliações técnicas e elaboração do Manual de Boas Práticas em retirada, acondicionamento, armazenamento e transporte de órgãos para transplantes, que será publicado em português e espanhol em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Com isso, a SNT e ABTO passarão a realizar o monitoramento e a consolidação conjunta das informações. A ABHH assume o compromisso de atuar neste processo e acompanhar as decisões definidas durante o Fórum e ainda emitiu um ofício com proposições para o aprimoramento do acesso e da qualidade ao TMO no Brasil.
Estiveram presentes o Dr Renato Cunha (coordenador do comitê de Equidade da ABHH) como representante oficial da ABHH e os membros do comitê de terapia celular e TMO da ABHH, Dr Fernando Barroso, Dra Adriana Seber, Dr Afonso Vigorito e Dra Vaneuza Funke.
Acesso o ofício e confira a nossa atuação neste cenário.
<link do ofício>