Confira os temas de Hemoterapia e Terapia Celular no HEMO 2024
Marque na agenda e garanta o seu lugar daqui exatamente um mês, em 23/10, para assistir aos educacionais da Hemoterapia sobre Anticorpos eritrocitários e plaquetários, Aféreses e Processamento. Já na quinta (24/10), teremos a 2° edição do Simpósio de Neutrófilos e PBM. Na sexta (25/10) serão abordadas Doenças Transmissíveis, Plasma e Hemoderivados, Reações transfusionais e Suporte transfusional. No sábado (26/10) serão discutidos Doenças transmissíveis, Plasmaférese e Eritrocitaférese, Doação de Sangue, Inteligência Artificial, Legislação e Imunohematologia.
Segundo a Dra. Carla Dinardo, uma das responsáveis pelas sessões de Imunohematologia, “as temáticas desta área são um mix entre temas que são de laboratório, de bastante aplicação e prática para pacientes é o que o congressista pode esperar”, revela. “Chama a atenção as palestras que vão falar sobre como buscar os doadores raros, quais são as variantes de RH que têm relevância transfusional e os métodos disponíveis para fazer transfusões que sejam incompatíveis de forma segura”, explica.
Voltando à sexta-feira (25/10), este é um dia dedicado à Terapia Celular e TMO. O dia começa com uma Conferência muito especial sobre “A importância do TMO na formação do hematologista”, com o ilustre Prof. Ricardo Pasquini, da UFPR. Também teremos sessões sobre Terapia Celular Avançada, Sessão conjunta com a SBTMO sobre Transplante de células hematopoéticas e na parte da tarde teremos, Doença Falciforme e CAR-T.
Confira em detalhes
Eventos Paralelos são temas do segundo dia (24/10) do congresso
Na quinta-feira (24), o HEMO reserva boa parte de sua programação para os eventos paralelos, que são atividades especiais sobre temáticas específicas. Ao longo deste dia, teremos a 2° edição do Simpósio de Neutrófilos; a 2ª edição do Simpósio de Patient Blood Management (PBM); o Encontro da Associação Ítalo-brasileira de Hematologia (AIBE); o Fórum de Acesso e Equidade; o Encontro de Ligas Acadêmicas e o Fórum de Talassemia - Novas Perspectivas no Manejo das Talassemias no Brasil em 2024: Planejamento Estratégico do Comitê Técnico para Atenção às Talassemias da Coordenadoria-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH);
Cuidados Paliativos e Hemostasia e Trombose também são temas presentes ao longo da quinta-feira (24).
Cada ano mais multidisciplinar, simpósios dedicados para profissionais da saúde acontecerão durante a programação do HEMO
O HEMO passou a ser, ao longo dos anos, um encontro das múltiplas especialidades e de profissionais de diversos níveis, para além de prescritores. Assim, a programação reserva em destaque, na quarta (23), teremos o Simpósio de Ciências Biomédicas, Encontro de Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e TMO e o 2° Simpósio de Gestão na Saúde, a partir das 13h30.
Na quinta (24) teremos o Simpósio de Gerenciamento de Qualidade para Hemoterapia e Terapia Celular, Farmácia em Hematologia e Hemoterapia e o Simpósio Interdisciplinar da ABHH sobre O Impacto das Equipes Multiprofissionais na Excelência da Pesquisa Clínica às 13h30.
Na sexta (25) teremos o Simpósio de Psicologia Hospitalar em Hematologia, Captação de Doadores de Sangue, Odontologia em Hematologia e o Simpósio Interdisciplinar da ABHH sobre Qualidade de vida em Oncohematologia. No sábado (26) às 12h teremos o Simpósio Interdisciplinar da ABHH sobre: A participação da equipe multi no programa de PBM (Patient Blood Management).
“O Simpósio de Captação de Doadores vai propor temas atuais para que os captadores e envolvidos no processo de fidelização “saiam da caixa”, na análise de Renata Rizzo, uma das coordenadoras à frente da atividade. “Falaremos sobre inteligência artificial, influenciadores de sucesso, avaliação de ações voltadas aos serviços que estiveram envolvidos em calamidades como a que houve no Sul, entre outros”, conta. Já em relação ao Simpósio de Gerenciamento da Qualidade, temas importantes voltados à segurança e excelência na qualidade do processo de trabalho estão na pauta. IA também será destaque quando o assunto são os serviços de hemoterapia e terapia celular.”
O que esperar da agenda de Hemostasia, Hematologia Laboratorial e Citometria?
O Comitê de Hemostasia e Trombose preparou 4 dias repletos de temas atuais e importantes. Na quarta (23), haverá o Educacional, em parceria com o ISTH, que é a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, e que vai cobrir duas áreas bem importantes: publicação científica; e a segunda, vai focar nas tromboses em sítios incomuns, um tema bem importante atual porque ainda há lacunas no conhecimento, principalmente para tratamento.
Na quinta (24), teremos Sessões sobre SAAF e TEV e à tarde o tradicional Hemostasia ao Pé do Ouvido. Nos dias 25 e 26 serão abordados temas gerais como Cenários Específicos em Hemostasia, Trombose e Hemofilia, Laboratório, Plaquetopenia, Câncer e Trombose, dentre outros.
Na Hematologia Laboratorial, teremos um educacional na quarta 23 sobre Alterações Linfocitárias e no sábado (26) sessões sobre Avaliação laboratorial das plaquetas e NGS para o clínico.
Na Citometria de Fluxo, contaremos 2 educacionais na quarta dia 23 sobre Desafios da Citometria de Fluxo no auxílio diagnóstico em Hematologia e em Onco-hematologia Pediátrica. No sábado 26 teremos sessões sobre Doença Residual Mensurável em Neoplasias Hematológicas com a participação da Dra. Jacqueline Cloos, do Amsterdam University Medical Center e uma sessão sobre Hot topics.
Clique aqui para ver a programação completa por dia e área.
PALAVRA DA PRESIDENTE
“O HEMO é um evento multidisciplinar e tem uma grade de temas que, a cada ano, alocam-se aspectos atuais de cada área. Por exemplo novas tecnologias! O CAR-T, o uso da inteligência artificial, diversas atividades multidisciplinares…tudo entra na programação da edição 2024!”