Comunicado sobre o desabastecimento de Danazol (Ladogal®)

Comunicado sobre o desabastecimento de Danazol (Ladogal®)

O Comitê de Falências Medulares da ABHH informa que realizou, esta semana, uma reunião com a farmacêutica Eurofarma para tratar do desabastecimento do medicamento danazol (Ladogal®), indicado para o tratamento de diversas condições, como trombocitopenia imune (PTI) e angioedema hereditário, sendo especialmente essencial em casos de anemias aplásticas constitucionais e mielofibrose (segunda linha).

A Eurofarma informou que o fornecimento está temporariamente comprometido, com previsão de normalização no mês de agosto de 2025. Durante este período, a empresa se comprometeu a priorizar o atendimento aos pacientes que mais necessitam da medicação.

Diante desse cenário, a ABHH orienta os associados a adotarem as seguintes medidas:

1. Disponibilidade em outras distribuidoras:
O medicamento ainda está disponível, em quantidades limitadas, nas seguintes distribuidoras:

Agille Delivery
Site: www.agillemed.com.brTelefone: 0800-0065547
E-mail: vendasonline@agille.med.br


Drogaria Nova Esperança
Site: www.drogarianovaesperanca.com.br
Telefone: (11) 3990-7720
E-mail: sac@drogarianovaesperanca.com.br

2. Avaliar alternativas terapêuticas
Sempre que possível, sugerimos que o médico assistente avalie a viabilidade de substituição do danazol por outros andrógenos ou tratamentos alternativos, conforme o perfil clínico de cada paciente.

3. Levantamento de pacientes em uso de danazol

Solicitamos, com atenção especial, que encaminhem para o e-mail abhh@abhh.org.br uma estimativa do número de pacientes que utilizam o danazol em seus serviços, contendo as seguintes informações até esta terça-feira, dia 8:

  • Nome do serviço:
  • Nome do médico responsável:
  • Endereço completo:
  • Telefone de contato:
  • E-mail:


Essas informações permitirão que a ABHH reforce, junto à Eurofarma, a urgência na reposição e priorização do abastecimento conforme a necessidade clínica dos pacientes.

Contamos com a colaboração de todos neste momento de atenção, reforçando nosso compromisso com a continuidade e a qualidade do cuidado aos pacientes.

Atenciosamente,
Comitê de Falências Medulares
Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH)